Pcontrol: A Pior Estratégia de Vendas por E-mail

O e-mail ajuda muito na hora de prospectar novos clientes e a fazer vendas otimizando o tempo da equipe comercial.

Tanto para grandes indústrias quanto pequenas negociações podem ser alavancadas através de ações de venda por e-mail.
Porém há um erro que muita gente comete e que acaba totalmente com a possibilidade de sucesso nas vendas. Nesse artigo eu vou mostrar qual é a pior estratégia de vendas por e-mail, e como evitar .

 

 

 

Utilização dos e-mails em vendas

Os e-mails tem ganhado cada vez mais espaço em vendas. Com a popularização dos smartphones, a abertura de e-mails ficou muito mais frequente.

Grande parte das pessoas abre um e-mail poucos minutos após ter recebido.

Porém, ao mesmo tempo que a utilização do e-mails tem se popularizado, é preciso também ter cuidado e utilizar de maneira correta, como você vai ver aqui.

O e-mail é um grande aliado em vendas pois ajuda a ganhar tempo. Com um bom fluxo de cadências você pode iniciar o relacionamento com um grande número de clientes de forma automatizada tendo o mínimo de trabalho manual possível.

Mas tem muita gente que erra feio na hora de montar uma estratégia de vendas por e-mail.

Ainda hoje tem gente que logo no primeiro e-mail para um possível cliente envia um catálogo de promoção em anexo e como se isso não fosse ruim o suficiente, encerra o e-mail dizendo

“E-mail não funciona para o meu Segmento”

Essa é uma das frases que mais ouvimos em atendimentos no Pcontrol quando o assunto é prospecção de clientes por e-mail.

Entretanto, grande parte das pessoas que dizem isso não realizaram as análises das ações de e-mail de forma correta ou até mesmo tentaram uma única estratégia e desistiram de tentar.

Nunca houve tantos dados sendo gerados em tempo real sobre o comportamento das pessoas. A todo momento as pessoas disponibilizam informações que quando analisadas da forma correta, permite entender o que leva uma pessoa a tomar uma decisão de compra.

Por isso, é necessário muita análise e teste nas ações de vendas por e-mail.

No Pcontrol nós disponibilizamos vários modelos de e-mails já validados em diferentes mercados para que nossos clientes tenham maior chance de retorno no menor tempo possível.

Para que o e-mail seja um aliado nas vendas você deve sempre testar novas estratégias de comportamento e de abordagem.

Entre as ações que mais devem ser analisadas está o assunto do e-mail. A taxa de abertura está diretamente ligada ao assunto. Na sequência, vem o conteúdo.

Leia Também: O Segredo do Fluxo de Cadência de E-mails

A Pior Estratégia de Vendas Por E-mail

Conforme falei a pouco, grande parte das pessoas que dizem não ter tido sucesso ao utilizar e-mails para ajudar nas vendas comentem o mesmo erro. E esse erro é a pior coisa que pode acontecer em uma ação de vendas.

Como Evitar Erros Básicos nas Estratégias de Vendas Por E-mail?

Muitas vezes, quem cria as ações ou conteúdos dos e-mails que serão enviados acabam se esquecendo de se colocar na posição de consumidor.

Para evitar erros básicos tanto no conteúdo quanto no assunto do e-mail pense o seguinte.

Se fosse você que estivesse recebendo este e-mail, o que faria com ele?

A – Você responderia;

B – Iria Ignorar o e-mail completamente;

C – Você marcaria como SPAM;

Sempre que você responder B ou C para algum dos seus e-mails quer dizer que eles precisam ser melhorados.

Um ponto importante, não espere pela estratégia perfeita para começar a fazer suas ações de e-mail. Quanto antes colocar a estratégia para rodar, melhor pois mais rapidamente você conseguirá corrigir possíveis falhas.

Evite Enviar Anexo (Catálogo, Fotos, Promoções)

Se você está prospectando um novo cliente deve primeiro entender a real situação que ele se encontra.

Não envie e-mails de cara com catálogo de produtos ou oferecendo promoções.

Fazendo isso você está queimando etapas e consequentemente derrubando as chances de venda futura com este cliente.

Outro erro comum é logo no primeiro e-mail oferecer descontos para quem você prospecta.

Aqui novamente recomendo que você se coloque no lugar do cliente.

Ele não lhe conhece, não sabe nada sobre seu produto, talvez nunca tenha nem mesmo ouvido falar sobre a sua empresa.

E a primeira informação que ele recebe de um profissional de vendas é um desconto. O que você pensaria se isso acontecesse com você?

Chamada Para Ação – “Me avise se tiver interesse.”

Como se não bastasse enviar um catálogo com 100 páginas de produtos, há quem feche um e-mail de prospecção dizendo para o cliente “Me avise se tiver interesse”.

Sinto te desapontar, mas seu cliente não irá te avisar de nada. Todo o tempo que você gastou para enviar esse e-mail foi nulo. Provavelmente ele não dará resultado ou você terá que enviar muitos e muitos e-mails para ter o mínimo de resultado.

A chamada para ação deve ser direta, como por exemplo:

“Qual o melhor horário para falarmos na próxima quarta?”

“Posso fazer uma visita na próxima terça as 14h00?”

O vendedor é quem deve conduzir o cliente.

Para ajudar na criação dos seus e-mails de prospecção eu vou deixar aqui o link com alguns modelos de e-mails que ajudarão você a fazer a prospecção de clientes para a sua empresa.

Com poucos ajustes você poderá começar a utilizar hoje mesmo e-mails que realmente convertem em vendas.

E para montar estratégias de e-mails e envio em cadencia, conte sempre com o Pcontrol.

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Cofundador Pcontrol, Profissional de Vendas, Consultor de Vendas e Marketing Digital, Especialista em Marketing Estratégico. Ajudo empresas a captarem clientes de forma automática e a criarem processos de vendas otimizados.