montar planejamento de vendas

Aprenda a montar um planejamento de vendas e saiba como mapear os processos de execução para alcançar metas maiores e obter resultados.

5 Passos de Como Montar um Planejamento de Vendas

Não tem nada mais frustrante para uma equipe comercial,  para quem atua há anos, para o gestor ou empresário do que meta não batida. É ruim para todo mundo, ninguém gosta e ninguém consegue ser feliz com expectativas não alcançadas.

Montar um planejamento de vendas real, efetivo e que você consiga concretizar e principalmente crescer⠀ ⠀ motivando a sua equipe é o objetivo do conteúdo de hoje.

Quem não sabe para onde quer ir, qualquer lugar serve.

Todo mundo já ouviu falar essa frase, mas é a mais pura verdade,  você tem que ter sempre um direcionamento, mesmo que não seja uma meta, mas você tem que ter uma expectativa de crescimento para poder mapear o que você vai fazer ao longo desse caminho.

01 – Comece pelo Potencial de Mercado

Comece pelo potencial de mercado, não adianta criar expectativas irreais. Pense sempre em qual é o seu potencial e no mercado? Quantos possíveis clientes existem e quantas empresas mais ou menos tem no seu mercado oferecendo o mesmo serviço?

Você pode usar o Pcontrol para isso,  em nosso site a página de controle pode servir para ajudar se você precisar.

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Você identifica ali basicamente o que você tem de potenciais clientes no mercado que vai mostrar o seu perfil de crescimento, a médio e longo prazo.

02 – Qual é a sua meta de vendas?

Com base nas análises de mercado, vem o segundo passo, que é  definir qual é a sua expectativa de vendas ou a⠀ ⠀ sua meta.

Mas não por mês, você vai colocar uma meta médio longo prazo, podem ser três meses podem, ser seis meses até⠀ ⠀ um ano, ou seja,  como você quer estar daqui 1 ano em vendas. Tenha esse número em mente.

03 – Faça a divisão da expectativa de venda

Você vai dividir essa expectativa pelos meses que você vai trabalhar, por exemplo vamos supor que você tem definido que em três meses você quer chegar a  100 vendas, que é um potencial real do seu mercado condições, você quer chegar em 100 vendas daqui três meses, ou seja, daqui 90 dias.

Você vai precisar fazer 34 vendas por mês, porque 100 vendas dividido por 3 vai dar 33,33, e se você fizer 34, você vai até passar da sua meta, então coloca lá 34 vendas por mês como expectativa de vendas para você chegar em 100 no final do do trimestre.

04 – Quais ferramentas utilizar?

O que você vai utilizar? Quais as ferramentas, qual o CRM de Vendas, qual funil de vendas e  como que você vai mensurar esses números que vão acompanhar você durante essa jornada.

isso é importante, talvez um dos pontos mais importantes dessa jornada, quando você tem boas ferramentas, e que permite que você faça uma gestão de área do acompanhamento das suas vendas ou da sua equipe comercial, você⠀ ⠀ consegue corrigir tudo, antes que aconteça algo lá na frente.

Então depois de uma semana você analisa a sua performance e consegue ver os pontos que precisam melhorar, logo,  se você precisa fazer 34 vendas por mês por exemplo você terá uma análise dos contatos que você precisa fazer, quantas reuniões você precisa agendar, quantas chamadas você tem que fazer, quantas propostas tem que encaminhar por dia para bater as 34 vendas no final do mês.

Você pega um mapa e começa a dividir em vários pontos os processos que vão ajudar você a chegar no seu⠀ ⠀ resultado final.

05 – Captação e Prospecção

O quinto e ultimo passo é justamente como você vai fazer para chegar nesse resultado, como que você vai captar Leads, como que você vai prospectar, qual vai ser o processo de venda, quantos contatos e quantas ligações para aquele determinado perfil de público você precisa fazer, qual é o roteiro quantas e quantas propostas tem que ser⠀ ⠀ encaminhadas.

Isso em conjunto com o passo quatro, você vai analisar o teu processo de vendas até que seja concretizado e vai corrigindo os outros.

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