Falta de contato de possíveis clientes é o grande desafio de vendedores que neste momento não estão conseguindo bater suas metas. A única maneira de bater as metas mensalmente é fazendo vendas diariamente e para é necessário fazer a prospecção de clientes todos os dias.
Veja abaixo 5 alternativas para prospecção de novos clientes e principalmente, como você pode começar e qual gatilho usar para iniciar a prospecção com cada um dos tipos de captação de clientes.
1 – Captação ativa
A maior vantagem desse tipo de prospecção é que você é quem está no comando, ou seja, você é quem define o tipo e quantidade de empresas que serão abordada.
Inverta a situação – Não é necessário ficar aguardando cliente preencher algum cadastro para entrar em contato pois é você quem está no comando.
Você pode usar alguns gatilhos através de:
- E-mail
- Telefone
O Importante é que você esteja no comando.
Custo baixo
A segunda grande vantagem desse tipo de captação é que o custo de aquisição por cliente é extremamente baixo.
Você tem um grande volume de informação todos os dias acontecendo por um custo muito baixo, e com isso você pode automatizar boa parte do seu trabalho, ou seja, menos esforço e mais contato com seus clientes.
2 – Network
Não fique esperando alguém te indicar, peça indicação. Peça indicação porque o network é o melhor nisso.
Quando alguém diz que você realmente tem um serviço de qualidade e um produto ótimo e que você é alguém que deve ser ouvido, o cliente adornado te ouve com muito mais atenção e realmente valoriza a fundo o que você tem a oferecer
Mas o grande problema desse tipo de prospecção de cliente é que, a maioria das pessoas tem vergonha, por isso trabalhe o network com frequência pois é um ótimo meio de prospecção
3 – Pesquisa
Quais são as empresas que estão à sua volta? De repente na sua rua ou no seu bairro tem empresas que podem ser seus clientes e você simplesmente nunca abordou
O regionalismo funciona muito bem, principalmente em determinadas regiões do Brasil, as pessoas priorizam empresas do bairro, e esse pode ser um gatilho muito importante.
Use algum anúncio que essas empresas fizeram como um gatilho para prospecção, pois se eles estão investindo é sinal que tem dinheiro em caixa.
Então pesquisa quem está a sua volta, pois é uma rica fonte de informação e muita gente desperdiça isso
4 – Produção de Conteúdo
Produza artigos, vídeos, faça posts, quanto mais conteúdos você fizer, mais pessoas você vai impactar e maior será sua autoridade.
Quanto mais você mostrar domínio sobre um assunto ou tema, melhor as pessoas vão enxergar você e mais falarão com você, logo, você ganhará uma audiência.
Isso infelizmente (ou felizmente) é menosprezado por muitos vendedores que esperam que a empresa faça isso.
Vendedor que produz conteúdo, tem maior autoridade e maior entrega para o seu cliente, e isso gera uma percepção muito valiosa se tornando uma grande fonte de lead e de prospecção
5 – Anúncios
Google Ads e Facebook Ads é um grande detalhe dos anúncios, pois é uma ótima maneira de captar clientes, pois os mesmos já veem interessado no que você pode oferecer.
Eles optaram por preencher informações para que você entre em contato, então faça anúncios sim.
Clique aqui e saiba mais sobre Leads e como usá-los para vender mais.
Mas atenção, o Facebook e o google trabalham por leilão. Hoje o custo de aquisição de cliente nesse tipo de ação pode ser por exemplo R$ 10,00, porem, amanha pode ser R$ 100,00.
Fique sempre de olho na oscilação do custo de aquisição de clientes.
Conclusão
Quanto mais você diversificar sua captação de clientes, mais resultados você terá.
O que não pode é apostar todas fichas em um único tipo de prospecção, pois se algo muda no mercado, você perde sua principal fonte de captação de clientes.
Se você tem dúvidas de como fazer prospecção e está desesperado por novos clientes, clique aqui e entre em contato com nossa equipe.
Estamos à disposição para ajudá-los.
Até mais!