Pcontrol: Segmentação de Mercado O Que é e Como Fazer

Nesse artigo, vamos explicar o que é segmentação de mercado, como fazer e demais associações vinculadas a esse tema. Às vezes estamos no ramo atuando em uma área e nos perdemos ou não identificamos com clareza os trabalhos.

Quem tenta vender para todo mundo acaba não vendendo para ninguém. Não pense que abordando qualquer tipo de cliente de forma aleatória você terá mais sucesso, pois o resultado é o oposto. A segmentação de mercado ou o nicho ajuda você a ter melhor posicionamento de mercado e funciona como alavanca para os seus resultados.
Veja como fazer uma segmentação de mercado para aumentar as suas vendas imediatamente!

O que é a Segmentação de Mercado?

Segundo o guru do marketing, Philip Kotler, a segmentação de mercado é um processo que divide consumidores em diversos grupos e subgrupos com gostos, e preferências similares entre si.

Se você tem, por exemplo, um grupo de clientes que moram na mesma cidade, no mesmo bairro e trabalham no mesmo tipo de empresa.

Você conseguirá captar as necessidades deste grupo com maior facilidade e poderá utilizar essas informações em suas ações de marketing e vendas.

Segmentação de mercado digital

A segmentação de mercado, não só para os negócios físicos, mas também é vinculada aos que trabalham com empreendimentos digitais. Na internet, esses tais segmentos específicos geralmente são chamados de nichos e, ao trabalhar nesse mercado, é ainda mais importante e muito mais efetivo de realizar essa segmentação.

No caso da internet, explorar nichos pode ser ainda mais fácil, pois se eliminam as barreiras geográficas (terá acesso a pessoas de outros estados e até mesmo de outros países). Desse modo, com as ações de marketing planejadas para o nicho que deseja, é possível alcançar muito mais pessoas que estão realmente interessadas em comprar seu produto ou adquirir seu serviço.

Como fazer uma segmentação de mercado?

Comece levantando informações de clientes que você já vendeu. Separe os clientes por grupos conforme você for identificando similaridade entre eles. Por menor que seja a similaridade, é importante que você vá diferenciando cada detalhe.

O ideal para isso é que você utilize ferramentas para otimizar esse trabalho deixando tudo muito mais fácil. Um bom CRM ajuda muito nessa atividade.

Leia Também: Como Traçar o Perfil do Cliente Ideal (ICP)

Por que segmentar o mercado é importante para seu negócio?

Primeiro, você precisa entender que quando falamos de público-alvo, estamos falando de todas as pessoas que são potencialmente influenciadas pelo seu produto ou marca, ou seja, todas as pessoas que têm algum tipo de envolvimento ou influência de alguma forma. A empresa, em última análise, toma a decisão de compra do consumidor.

Para explicar a importância do seu público, vamos entrar na cauda longa e voltar aos anos 80. Madonna, Prince, Michael Jackson e Bon Jovi estavam no topo das paradas musicais, e todos os jovens da época queriam ouvir discos desses artistas. A loja de discos não aguentou a demanda por essas músicas, e foi preciso ajustar o espaço nas prateleiras: as que menos vendiam saíram, e a loja garantiu uma entrada de sucesso.

Isso é comum para qualquer negócio com um produto que está em alta demanda (o chamado produto quente). Afinal, em um negócio tradicional, não faz sentido ter produtos que não “paguem as contas” parados na prateleira. Mas quando pensamos em negócios digitais, a lógica é um pouco diferente.

Assim como há muitos jovens em busca dos produtos do dia, também há pessoas que estão fugindo das regras. Imagine como seria difícil para eles encontrar uma música ou um livro desconhecido. Hoje, graças à internet, isso mudou, principalmente quando falamos de música, filmes e livros.

É aí que entra um novo conceito nesse mercado: a cauda longa. O conceito explica fundamentalmente que, por exemplo, em uma loja, apenas alguns produtos são responsáveis ​​pela maior parte da receita.

Isso significa que menos outros produtos são vendidos a cada mês, trazendo pouco lucro para a casa. Neste exemplo, o lojista tem um público muito amplo e fica difícil planejar uma ação que envolva todos. Ao focar em um nicho específico com um público definido, suas ações estarão mais confiantes.

O conceito de cauda longa exposto no exemplo acima nos mostra o quão importante é a segmentação de mercado para o seu negócio.

Pesquisa e Análises

Com uma boa pesquisa e análise de dados, você consegue identificar os segmentos de mercado que oferecem mais oportunidades para o seu negócio, podendo desenvolver estratégias de marketing de forma mais eficaz e criar uma boa comunicação para construir bons relacionamentos com seus clientes.

No final, você ainda pode aumentar os lucros reduzindo custos. Parece loucura? Explicamos melhor: Com um público-alvo claramente definido, você pode aproveitar melhor seus recursos porque já sabe exatamente quem quer e precisa atingir. Dessa forma, você ainda pode aumentar seus lucros porque sua empresa estará basicamente associada a clientes com maior probabilidade de converter em vendas!

Divida o grupo e comece a mapear objeções semelhantes desses clientes. Quais perguntas foram feitas antes de vender? Quem não compra, quais são os obstáculos? É importante adicionar informações que façam sentido para o seu negócio.

Depois de mapear seus segmentos, você terá uma visão clara de para quem você vende mais, quem é mais lucrativo e para quem é mais fácil ou mais difícil vender. Sabendo disso, você pode usar essas informações para facilitar sua vida e vender mais produtos.

Conte com o Pcontrol para automatizar todo o trabalho manual de identificação de perfil de consumo e segmentação dos seus clientes. Automatize e otimize a captação de clientes para que você possa focar no que realmente interessa na sua empresa, seja a gestão ou venda.

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Cofundador Pcontrol, Profissional de Vendas, Consultor de Vendas e Marketing Digital, Especialista em Marketing Estratégico. Ajudo empresas a captarem clientes de forma automática e a criarem processos de vendas otimizados.