Cada vez mais têm surgido novos empreendedores no Brasil e no mundo. Novas soluções em diversos nichos, para diversos públicos e problemas. Na grande maioria das vezes, a tecnologia vem acompanhando cada nova empresa, e a missão de gerar cada vez mais com menos investimento vem se fortificando. Nesse contexto surgiu o contexto das Startups.
O conceito de startup se trata de uma empresa em fase inicial que possui uma proposta de negócio inovadora e com um grande potencial de crescimento. Podem atuar em qualquer área ou tipo de mercado e, normalmente, utilizam a tecnologia como base. As startups se destacam por três fatores principais: inovação, escalabilidade e flexibilidade.
Hoje em dia, começar uma startup é o sonho da maioria das pessoas que empreendem, inspiradas, principalmente, pela história de empresas que começaram do zero e se transformaram em gigantes que valem bilhões de dólares.
O que são startups?
Uma startup é uma empresa que tem o objetivo de crescer de maneira agressiva. As startups costumam oferecer produtos ou serviços inovadores, visando solucionar uma dor ou trazendo inovação incremental a mercadorias que já existem. Quase sempre, as startups baseiam o seu modelo de negócio em tecnologia digital, mas isso não é uma regra.
São empresas que operam em um mercado de alto risco e que buscam continuamente investimentos externos. Assim, elas podem potencializar seu crescimento e desenvolver suas soluções de maneira mais rentável.
Características de uma startup
Você já entendeu o que é uma startup. Mas, vamos nos aprofundar um pouco mais agora em suas principais características:
Modelo de negócios
Os modelos de negócios das startups costumam ser inovadores e estarem diretamente relacionados com tecnologia.
Repetível e escalável
A intenção de crescer rápida e agressivamente força as startups a ter um modelo de negócio repetível e escalável. A ideia é que essa empresa venda o máximo possível com o mínimo de custos.
Cenário de incertezas
Startups são empresas de risco assumidas. Tanto quem empreende, como quem investe sabe que este é um negócio de risco. É o preço que se paga pelas altas chances de crescimento acelerado.
Saiba também: Qual a diferença entre negócio B2B e B2C?
Modelos de negócios de startups
Além dos vários tipos de startups, há diferentes opções de modelos de negócios. Algumas delas são:
SaaS
Em resumo, ele funciona como um software autônomo, capaz de facilitar e automatizar os serviços manuais.
Marketplaces
Os Marketplaces funcionam como um shopping virtual. Ele é um modelo de negócio que conecta oferta e demanda por meio de uma plataforma digital.
Assinatura
Um exemplo é o streaming, que possibilita a entrega constante de serviços em troca de um mensalidade.
Redes Sociais
No modelo de negócios por redes sociais, o serviço é oferecido gratuitamente ao consumidor que, em troca, visualiza publicidades. Esse modelo é muito usado em aplicativos.
O que são as Startups Unicórnio?
Provavelmente você já ouviu o termo Startup Unicórnio. Mas o que ele significa? A expressão surgiu em 2013 com o fundador da Cowboy Ventures, Aileen Lee. Ele descreveu essas empresas como startups valorizadas em mais de 1 bilhão de dólares sem terem capital na bolsa de valores.
E aí, agora consegue identificar se sua empresa pode ser considerada uma Startup?