Dificilmente encontramos uma pessoa que não ouve o telefone tocar, olha para o número, rejeita a ligação e reclama: “Eu odeio esses números desconhecidos e aleatórios, eles ficam me ligando!”. A verdade é que essas ligações tradicionais de telemarketing estão saturadas e, com isso, algumas empresas acabam não apostando nesse modelo de marketing porque acham que não funciona mais.
Se você também pensa assim, saiba que o telemarketing não está morto! No entanto, é necessário desenvolver e apostar em algumas tecnologias diferenciadas. Vamos aprender alguns deles?
Faça uma ligação ao investir
Vamos ser sinceros: ninguém quer receber uma ligação de vendas às 7 da manhã em um dia movimentado, você concorda? Por isso, o bom senso é essencial.
O ideal é investir em ligações das 10h às 21h de segunda a sexta e das 10h às 13h aos sábados.
No entanto, estas são regras gerais. O mais importante é que você tenha um bom sistema telefônico que possa gerar relatórios inteligentes. Dessa forma, você obterá dados reais apontando os melhores momentos para sua empresa converter mais, com base nas informações coletadas de seu público.
Tenha uma base de contatos atualizada
É sempre importante ter uma base de contatos atualizada. Isso significa que, se os clientes não quiserem mais atender suas ligações, você precisa respeitá-los.
Contatos inativos (inativos ou inexistentes) também podem prejudicar o fluxo de trabalho. Além disso, nunca empurre um contato que rejeitou sua oferta.
Invista em tecnologia para grandes resultados
A tecnologia é sua aliada na hora de promover boas práticas de telemarketing. Ajuda com vários recursos. Por exemplo, você pode acompanhar os clientes durante o processo de compra e fazer ligações telefônicas quando os clientes decidirem se devem investir em seu produto.
Sistemas como o Customer Relationship Management (CRM) podem ajudá-lo a gerenciar campanhas de telemarketing e até mesmo proteger sua empresa de eventuais ações judiciais.
Facilite a comunicação personalizada investindo em vários canais
Diversificar os canais utilizados também é uma ótima opção para atrair clientes. Afinal, algumas pessoas realmente não gostam de falar ao telefone (preferem mensagens de WhatsApp, contatos de e-mail ou SMS). Em seguida, diversifique os canais utilizados para adequar a jornada às preferências do cliente.
Analise o desempenho de telemarketing da sua empresa
Um bom gerenciamento de desempenho é importante com a ajuda de métricas inteligentes que podem fornecer informações valiosas sobre o que sua empresa está fazendo certo e onde precisa ser melhorado.
Portanto, é mais fácil criar um plano de telemarketing avaliando o relatório e realizando uma análise mais completa.
Diferença entre Telemarketing, Call Center e Contact Center
Embora haja uma variedade de serviços de atendimento ao cliente, e cada empresa busque aquele que melhor atende às suas necessidades e às necessidades dos clientes, é importante ficar atento, pois, alguns serviços são muito semelhantes ao telemarketing, como call centers e contact centers. Descubra abaixo a diferença deles.
Telemarketing: é um tipo de atendimento ao cliente que promove vendas e oferece produtos ou serviços principalmente por telefone, mas também pode fazer vendas receptivas e prestar suporte ao cliente (nicho de call center).
Call Center: Um call center, de forma centralizada para atender ou fazer ligações para a empresa. Geralmente é mais voltado para o recebimento de serviços relacionados a suporte técnico e ouvidorias.
Contact Center: Um modelo de atendimento mais inovador que atende os clientes não apenas por telefone, mas também por e-mail, chat e redes sociais, os canais mais acessíveis aos consumidores.
Vantagens do telemarketing
Contato Direto: É o meio mais pessoal e interativo; 88% dos brasileiros preferem resolver problemas pelo telefone.
Otimização: Em um mesmo contato de telemarketing, uma grande quantidade de informações pode ser entregue ou cadastrada de um mesmo cliente;
Custo: Vender pelo telefone é mais barato porque os custos de comissões, estrutura e logística são menores que as lojas físicas;
Rapidez: os profissionais de telemarketing podem fazer de 70 a 140 contatos no mesmo dia, enquanto os vendedores de campo podem atingir uma média de até 12 clientes.
Conclusão
Existem várias empresas de telemarketing, porém, seu foco é sempre em grandes contas, são mais de 10 PAs (postos de atendimento) e o alto custo das PMEs não justifica o uso menos intensivo em comparação com empresas maiores.
Dependendo do tamanho do seu negócio, montar um call center interno ou contratar uma empresa pode sair muito caro dependendo das reais necessidades, por isso existem alternativas mais acessíveis como o telemarketing compartilhado para pequenas e médias empresas.
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