Pcontrol: Como Analisar os Resultados de um Fluxo de cadência de e-mails?

Saber como analisar os resultados dos e-mails enviados em um fluxo de cadência pode ser feito considerando 5 informações importantes. Primeiro é importante fazer uma limpeza na base de e-mails que não foram entregues, depois disso analisar qual foi a taxa de abertura, a taxa de resposta, qual é o dia e hora que tem maior interatividade com seu público e por fim qual a conversão.

 

Como Analisar os Resultados dos e-mails enviados?

Tudo o que pode ser mensurado pode ser melhorado. Quanto mais qualidade nas informações você tiver mais assertivas serão suas ações de prospecção utilizando os fluxos de cadências de e-mails.

Veja agora os 5 passos principais que você tem que levar em conta ao fazer uma análise detalhada sobre como estão os resultados de suas cadências de e-mail, veja quais os principais pontos de atenção.

1 – Faça uma higienização da base de e-mails.

Após o envio da primeira etapa da cadência, provavelmente você terá e-mails que não serão entregues. Estes e-mails podem ser retirados da sua base para deixar apenas quem realmente interessa.

Retire de suas cadências os e-mails que não forem entregues para ajudar no seu acompanhamento e entendimento das informações.

Exitem inúmeros motivos pelo qual os e-mails podem não ser entregues (Bounce), desde o e-mail ter sido desativado até mesmo a caixa de mensagens estar cheia.

Caso você tenha outra opção de e-mails da mesma empresa você pode escolher este outro ou simplesmente retirar esta empresa da sua base. Uma vantagem para quem utiliza o Pcontrol é contar com o Score dos e-mails. Trata-se de uma pontuação que mostra qual e-mail tem maior chance de ser entregue ao destinatário.

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2 – Qual foi a taxa de abertura de e-mails?

Essa análise você deve fazer em cada etapa. Isso ajudará a entender qual dos seus e-mails chamam mais atenção do seu público-alvo.

Não tem como analisar os resultados dos e-mails enviados no fluxo de cadência de e-mail sem considerar cada fase de maneira isolada. Analisando cada etapa da cadência você saberá rapidamente qual assunto de e-mail está funcionando com seu público alvo. Lembre-se de sempre testar diferentes opções de assunto.

Descubra o seu melhor e-mail de cada fase e depois analise a cadência de forma geral. Qual o percentual de contatos abriram seus e-mails?

Não há uma taxa de abertura ideal, você deve levar em cinta o seu histórico para ter precisão.

Caso queira uma referência, as cadências do Pcontrol bem utilizadas tem taxa de abertura entre 35% e 60% em média, lembrando que trata-se de e-mails de prospecção, ou seja para listas de empresas que não possuem relacionamento prévio.

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3 – Qual o melhor dia e hora para envio de e-mails?

Um ponto importante que os e-mail tem em relação as demais ações para captação de clientes é a vantagem de ter a mensuração exata dos resultados.

Saber quando o seu cliente lê seus e-mails ajudará você a montar suas estratégias. E pode acreditar, para cada segmento e tipo de cliente esta informação muda completamente, então faça os seus envios e analise a fundo como é a sua realidade

Se você tem maior taca de abertura dos e-mails enviados na quarta-feira as 14h00 por exemplo. Poderá programar o envio de suas cadências pouco antes desse horário. Assim reduzirá as chances de que seu e-mail seja apagado pelo destinatário junto com outros e-mails que ele receber de pessoas que não fazem parte da sua lista habitual.

4 – Taxa de resposta

A resposta é um ótimo indicador de desempenho para as cadências. Mostra que o seu texto está ou não gerando engajamento com seu público alvo e quanto maior o engajamento mais resultado positivo você terá.

Não considere apenas as respostas positivas. O fato do cliente ter parado o tempo dele para responder seu contato é um ponto muito positivo sobre como está a qualidade dos e-mails que está criando.

Claro que quanto maior a taxa de resposta mais sucesso você terá fazendo a prospecção de clientes através das cadências de e-mails.

Lembre-se, o percentual ideal de mercado não existe. Você deve avaliar e considerar os seus resultados como padrão. Muitas vezes o mesmo segmento atuando em bairros diferentes na mesma cidade possuem taxas de resposta diferentes.

5 – Como foi a conversão?

O objetivo de uma cadência de e-mails é sempre iniciar um relacionamento e conseguir atingir um objetivo específico, como agendar uma reunião por exemplo.

Dos e-mails enviados com quantos você conseguiu atingir seus objetivos e principalmente quantos converteram em vendas?

A conversão é a análise final. Não adianta olhar apenas para ela e ignorar todas as outras fases da cadência. Muitas vezes um pequeno detalhe pode atrapalhar toda uma cadência.

Por isso fique atento a cada fase e cada ponto importante do seu fluxo de cadências para ter o máximo de aproveitamento. Caso contrário acabará tendo baixo aproveitamento de suas listas de empresas.

Com essas 5 análises você terá uma boa base de informações para saber se os fluxos de cadência estão funcionando para o seu negócio.

Importante, não existe métrica perfeita, antes que você se pergunte qual a taxa de conversão ideal ou qual a taxa ideal de resposta. Varia muito de acordo com cada situação.

Comece a fazer o envio dos seus fluxos de cadência e considere seus próprios números.

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Cofundador Pcontrol, Profissional de Vendas, Consultor de Vendas e Marketing Digital, Especialista em Marketing Estratégico. Ajudo empresas a captarem clientes de forma automática e a criarem processos de vendas otimizados.