Pcontrol: Como Aprender a Vender

Você sabe vender? Já se fez essa pergunta quantas vezes, antes de começar a empreender? Não aprender a vender pode trazer grandes dificuldades para a sua vida. Vender é se relacionar com pessoas e empresas em troca da solução de problemas.

Nas questões de negociação deveria inclusive fazer parte do ensinamento tradicional, pois ajuda a nos preparar para a vida. Afinal, vender e negociar está presente a todo momento, queira você ou não, cedo ou tarde terá que negociar com alguém para vender algo.

Hoje vamos mostrar como pode fazer para aprender a vender com a maior tranquilidade e dedicação.

Como Aprender a Vender?

Independentemente do que sua empresa é ou faz profissionalmente, cedo ou tarde precisará vender. Prestadores de serviços, empreendedores, profissionais de atendimento e mesmo que você trabalhe na parte administrativa de uma empresa, terá que ter o mínimo de conhecimento em vendas caso você queira, por exemplo, ser contratado, conseguir um salário melhor, conseguir um desconto em uma compra. Sempre que há algum tipo de negociação haverá uma venda sendo realizada.

Vamos começar removendo alguns conceitos que não são verdade e podem afetar o desenvolvimento de muitos possíveis bons vendedores.

3 Coisas que você PRECISA saber para aprender a vender

  1. Qualquer pessoa pode vender, não precisa ter um dom especial: Basta vontade e treino que qualquer pessoa pode vender.
  2. O melhor vendedor não é aquele que fala muito: Quem escuta mais, vende mais.
  3. Vendedor não precisa ser extrovertido: Pessoas tímidas vendem muito.

Esses mitos que dizem o oposto do que falamos afetam a autoestima, causam medo e não condizem com a realidade.

O que é Venda?

Para começar é preciso desmistificar o que é vendas.

As pessoas gostam de comprar, muitos inclusive sentem um enorme prazer sempre que compram algo. Portanto, se comprar é bom, então vender também é.
Quantas pessoas você conhece que não vêem a hora de ter um pouco de dinheiro na mão para sair correndo e gastar?

Os bons vendedores têm a missão de ajudar essas pessoas que precisam e querem comprar a tomarem a melhor decisão de compra possível para fazer valer o seu dinheiro.
O que as pessoas não gostam é de serem enganadas. Ninguém gosta de sentir que foram passadas para trás.

Para aprender a vender, precisa se concentrar em apenas 2 pontos muito importantes:

1 – Ouça com MUITA ATENÇÃO!

Quanto mais ouvir com atenção, mais informações sobre o seu cliente ou sobre a pessoa que você está negociando você terá. Informação é fundamental se quer vender qualquer coisa. É ouvindo que encontrará informações que farão toda a condição do seu cliente até a compra.

2 – Faça perguntas! (Isso mesmo!)

Não estou falando de qualquer tipo de pergunta, são as chamadas perguntas de condução.
Essas perguntas ajudarão você a entender e a conduzir o seu cliente para o fechamento sem nem perceber, será tudo de forma natural.

Veja alguns exemplos de perguntas de condução:

  • “Você comentou que tem tido dificuldade com o software que estão usando, quais tipos de dificuldade exatamente vocês estão enfrentando?”
  • “Você comentou que teve prejuízo por causa da empresa que presta esse tipo de serviço, o que aconteceu para ter esse prejuízo?”

Quanto mais atenção der para a pessoa e quanto mais perguntas de condução fizer, mais conectado com a pessoa estará e maiores serão as suas chances de venda.

Com base nas respostas dessas perguntas e somando isso a tudo mais o que o seu cliente lhe disser, você terá argumentos baseados diretamente nas necessidades dele para ajudar que ele tome a melhor decisão.

Por exemplo:

  • “Fulano, você já teve muito prejuízo com as entregas, eu posso ajudar você a transformar o prejuízo em lucro através do serviço que nós prestamos para empresas como a sua…”

Utilizando os argumentos que a própria pessoa falou, conseguirá “vender sem vender”, sem ser chato, sem ser inconveniente, sem precisar se desgastar. A venda será uma consequência natural e o cliente achará que foi ele quem tomou a decisão de compra.

Agora vamos para a prática que fará você aprender tudo sobre como vender pelo telefone, whatsapp, e-mail, sem ser chato, sem ter que mentir para o seu cliente e principalmente, gerando resultados para você, para a empresa que você trabalha e para o seu cliente?

Leia Tambem: 4 Dicas Para Melhorar Como Vendedor

3 Ações práticas se você quer aprender a vender

1 – Aprenda a ouvir com MUITA atenção

Todo profissional que gera resultados acima da média é um excelente ouvinte. Apenas essa ação representa 70% de todo o processo.

Ouvir o que as pessoas falam ajudará você a compreender quais as necessidades elas possuem e isso lhe dará argumentos que você deverá usar para conduzir seus clientes até o fechamento.

2 – Faça perguntas

Conforme você ouve o que as pessoas falam, comece a formular perguntas que ajudarão você a extrair mais informações sobre o que o seu cliente precisa resolver e para isso é preciso que você tenha feito muito bem o primeiro passo.

Um excelente vendedor sabe ouvir muito!

3- Anotação para usar no futuro

Por muitos anos, vender acabou sendo associado a uma prática negativa graças ao trabalho de pessoas que estavam preocupadas apenas em garantir o seu benefício próprio, dizendo o que o cliente queria ouvir, mesmo que isso não fosse verdade e até mesmo prejudicasse o comprador envolvido.

Hoje as coisas não são mais assim!
Vendedor picareta tem vida curta na profissão, logo ficam queimados e conseguem mais recolocação. O mesmo vale para empresas que agem de má fé e não respeitam os consumidores.

Veja aqui um curso direto e reto, sem enrolação que explica o passo a passo e traz exemplos práticos e scripts com perguntas prontas para você usar hoje mesmo!

Não se esqueça de se inscrever no nosso canal do Youtube e acompanhar nossos vídeos que vão te auxiliar e muito na sua jornada empreendedora.

Segmentação de Mercado: O Que é e Como Fazer
Gestão Comercial: Tudo o que Você Precisa Saber

Cofundador Pcontrol, Profissional de Vendas, Consultor de Vendas e Marketing Digital, Especialista em Marketing Estratégico. Ajudo empresas a captarem clientes de forma automática e a criarem processos de vendas otimizados.