Pcontrol: como bater metas de vendas

Você pode não acreditar, mas há muitas maneiras de como bater metas de vendas sem adicionar mais dias de trabalho, fazer mais ligações ou participar de mais reuniões. Muitas vezes, a qualidade de seus contatos supera suas horas de trabalho.

Saber como atingir seus objetivos, não é apenas uma questão de experiência. Uma estratégia de vendas eficaz ajuda a construir a confiança do cliente em sua marca, aumentando assim suas chances de alcançar seus objetivos no início do processo.

Você também tem que ter comprometimento, mas o mais importante, entender exatamente as características, dores e expectativas do seu público.

Neste artigo, abordaremos algumas dicas sobre como atingir suas metas de vendas sem você precisar ignorar outros aspectos de sua vida ou superar outros para atingir suas metas.

Passo a passo de como bater metas de vendas com planejamento e preparação

Para uma empresa prosperar, suas vendas precisam produzir bons resultados e atender às expectativas.

Mas é praticamente impossível encontrar profissionais da área que nunca tiveram dificuldade em atingir seus objetivos. Por este motivo, trouxemos um passo a passo com várias dicas para você que precisa de ajuda!

1- Concentre-se nos objetivos

Para atingir seus objetivos, primeiro você precisa construí-los.

No entanto, não basta apenas definir metas, é importante saber avaliar se elas são realmente possíveis de serem alcançadas.

O responsável por planejar as vendas deve estar cientes disso. Metas inatingíveis apenas criam uma equipe desmotivada.

O ideal é que os gestores busquem recomendações direcionadas de suas equipes, opção que permite aos profissionais assumir maiores compromissos.

Afinal, muitas vezes quando há um objetivo auto-imposto, a pessoa consegue perseguir seu objetivo com maior empenho.

2- Foco no alvo

Uma vez que seus objetivos estejam devidamente estabelecidos, assumir o controle de seu desempenho é fundamental para identificar erros e ter sucesso.

O monitoramento também permite medir sua atividade, o que está fazendo, se está longe de atingir seus objetivos e traçar um plano de ação.

3- Organize seu tempo

Com metas definidas e devidamente monitoradas, alcançá-las exige muito esforço.

Esteja ciente do fato de que você não atingirá suas metas de vendas se seus vendedores não estiverem totalmente focados em suas atividades.

Por isso, é importante analisar as tarefas do dia, o tempo gasto em cada tarefa e se você está procrastinando (deixando para amanhã o que deve ser feito hoje).

Saber administrar bem o tempo é fundamental para qualquer atividade dentro de uma empresa, mas para os vendedores, perder tempo pode significar perda de vendas.

Se você é um vendedor, sabe que seu trabalho diário envolve negociar, encontrar clientes, oferecer produtos, fazer recomendações e fechar novas vendas ao longo do mês.

Agendar dias específicos para se concentrar em algumas dessas tarefas pode tornar seu tempo mais gratificante.

Por exemplo: acompanhar na segunda-feira e agendar a semana com base no feedback, antecipar na terça-feira, fazer recomendações e participar de reuniões na quarta-feira, etc.

Mas não faça disso uma regra que atrapalhe seu trabalho, apenas o organize melhor.

4- Defina qual e como bater metas diárias

Uma das dificuldades para atingir as metas de vendas é poder planejar a longo prazo.

Muitas vezes, os vendedores só pensam em cotas mensais ou semanais e acabam não conseguindo organizar suas tarefas do dia a dia.

Comece também a definir metas para o dia, usando métricas como ligações, visitas e leads durante esse período.

Metas que devem ser feitas (que irão converter vendas no futuro), não apenas metas de resultados de vendas.

Quando estabelecemos metas com prazos mais curtos, a tendência de atingir essas metas é maior.

Portanto, os vendedores devem começar suas manhãs revisando suas tarefas e definindo suas metas de vendas para o dia (junto com telefonemas, e-mails, propostas, etc.).

Existem tantas atividades para tirar boas notas que é preciso muito esforço, por isso é imperativo dedicar tempo suficiente a cada tarefa a cada dia.

Trata-se de garantir que nada relacionado seja feito.

5- Foque nos clientes certos e consiga bater metas

É comum os funcionários procurarem qualquer comprador que pareça fácil de vender.

Porém, uma ressalva: existem perfis de compradores mais ou menos adequados, e eles nem sempre se correlacionam com a facilidade de vender.

6- Pipeline de atualização: desperdiçadores de tempo

Os funcionários que desejam atingir as metas de vendas devem ser capazes de qualificar seus clientes potenciais de forma adequada e realista.

Para isso, é necessário analisar cuidadosamente e excluir aquelas opções que não representam um negócio potencial.

Sim! Exclua alguns clientes que estão desperdiçando seu tempo!

Conseguir entender seu pipeline e continuar atualizando-o é fundamental.

Reflita sobre cada nome, identificando-os como uma oportunidade real ou uma verdadeira perda de tempo.

7- Crie indicadores de desempenho

Além de manter seu pipeline atualizado (apenas com nomes que realmente representem oportunidades potenciais), você precisa ser capaz de medir seu desempenho individual.

Por isso, faça uma análise abrangente entre seus leads e o esforço necessário para fechar a venda.

Por exemplo, comece a medir dados como quantas ligações são necessárias para fechar uma boa venda ou quanto tempo leva para construir um relacionamento com seu cliente.

Ao criar métricas para autoavaliação, você poderá descobrir os pontos que precisam de sua atenção e quais funcionam bem.

8- Busque sempre a melhoria

Você não pode se tornar um vendedor cada vez melhor sem buscar constantemente melhorar.

Afinal, sempre há mais o que aprender, principalmente em um ambiente de negócios com tantas evoluções e inovações frequentes.

Portanto, seja uma falha descoberta por meio de autoavaliação ou feedback do gerente, ou uma novidade que chega ao mercado, procure formas de aumentar seu conhecimento.

Encontre aulas, palestras, materiais de leitura e até encontre mentores que possam ajudá-lo a crescer profissionalmente.

O mais importante é se tornar um profissional qualificado.

9- Siga a estratégia da empresa para bater metas

É impossível encontrar uma organização que não tenha sofrido nenhuma mudança. Não há como seguir o mesmo padrão constante para atingir as metas de vendas na hora de vender.

Os funcionários devem seguir a estratégia da empresa e se adaptar às mudanças na empresa.

Há um número crescente de novidades, técnicas e ferramentas que podem melhorar os resultados neste campo. Portanto, não se apegue aos velhos hábitos e saiba acompanhar as mudanças que surgirem.

10- Certifique-se de reavaliar o que foi alcançado

Só porque um objetivo foi alcançado não significa que deva ser esquecido.

É muito importante verificá-lo com frequência, pois o mercado muda todos os dias. Reavalie seus objetivos e faça as alterações necessárias.

Não seja fraco em alcançar suas metas para o mês!

11- Preste atenção aos seus resultados

Os vendedores devem ter suas próprias métricas e mecanismos para auto avaliar sua atividade.

No entanto, é fundamental que os gestores não apenas consigam analisar e avaliar o desempenho de suas equipes, mas também saibam mantê-las atualizadas. Por isso, é necessário buscar manter um feedback constante aos vendedores.

Os funcionários não apenas precisam ver suas atividades de outra perspectiva, mas também precisam se sentir motivados.

Os gestores devem ter um bom diálogo com suas equipes de vendas e saber apontar erros com justiça e criar formas de recompensa pelo bom desempenho.

12- Bom relacionamento com o marketing para bater metas

Marketing e vendas devem andar de mãos dadas. Mas mesmo assim, muitos vendedores ainda tendem a deixar o  de lado.

Este é um erro grave para qualquer negócio, mas especialmente para organizações de pequeno e médio porte. Portanto, tente alinhar-se o máximo possível com o domínio do marketing.

Veja a diferença entre marketing e vendas e como usar em conjunto

13- Cliente que indica clientes

Você conhece um cliente com o qual você tem um bom relacionamento? Peça referências de clientes para ele!

Talvez ele não recomende você para nenhum de seus concorrentes, mas sempre há uma chance de que ele o encaminhe para clientes de outras áreas, empreendedores que ele conhece e pessoas que precisam das soluções que sua empresa oferece.

As referências de clientes são uma das maneiras mais eficazes de conquistar novos negócios e assim ajudar você a bater metas.

14 – Recuperando clientes

Ter clientes que não compram mais da sua empresa não significa que eles estão esquecidos.

Um dos segredos de como atingir suas metas de vendas não é apenas procurar novos nomes, mas também pesquisar pessoas que já estão fazendo negócios com você, mas são clientes inativos por algum motivo.

Portanto, crie um plano de recuperação para esses clientes e use todos os meios para se reconectar com essas pessoas.

Aprenda a ouvir possíveis reclamações e oferecer ideias para resolver problemas.

15 – Como bater metas com diferenciais

É fato que a concorrência está cada vez mais acirrada. Portanto, para que os clientes querem comprar de sua organização, a empresa deve se destacar entre a variedade de opções disponíveis.

Busque a mudança utilizando as melhores técnicas de venda consultiva e forneça aos clientes as soluções que mais precisam no momento em que mais precisam.

Conclusão

É muito comum dizer que um vendedor de alto desempenho conta apenas com carisma ou personalidade comunicativa. Mas esta é uma ideia completamente errada.

Claro que esses dois fatores ajudam muito todo profissional, mas não o suficiente para ser um bom vendedor.

Observe que as dicas anteriores de como atingir suas metas de vendas envolvem muitos elementos: aprofundamento do conhecimento, uso da tecnologia certa, boa gestão, organização, etc.

Então, entenda que o mais importante é aliar todos esses fatores com muita dedicação ao evento. Então invista nessas dicas e alcance todas as suas metas de vendas.

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Cofundador Pcontrol, Profissional de Vendas, Consultor de Vendas e Marketing Digital, Especialista em Marketing Estratégico. Ajudo empresas a captarem clientes de forma automática e a criarem processos de vendas otimizados.