Os canais de comunicação permitem que empresas e consumidores se conectem apesar da distância para construir relacionamentos duradouros. Para que seu público possa entrar em contato com você, sua empresa precisa estar visível na vida das pessoas por meio de e-mails, mensagens e telefonemas.
Os melhores canais de contato devem ser escolhidos para que seu público possa entrar em contato com você. Saiba como escolher as melhores ferramentas de comunicação neste artigo.
Quais canais de comunicação geram mais vendas?
Você nota que existem vários canais que são iguais ao serviço, mas a diferença é a mensagem e a abordagem proativa.
Claro, você pode usar os mesmos canais para diferentes propósitos, desde que mantenha sua equipe separada e tenha todos devidamente integrados.
As redes sociais lideram os canais de comunicação entre as empresas porque atingem seu público-alvo como qualquer outro meio.
De acordo com uma pesquisa realizada, os principais benefícios das mídias sociais para as empresas brasileiras são:
- Divulgação da marca (53%)
- Interação com o público (44,2%)
- Aumento de vendas e número de clientes (38,1%)
- Aumento do tráfego do blog/site (35%).
As redes sociais mais utilizadas são Facebook (97,5%), Instagram (89,4%), LinkedIn (56,4%) e YouTube (47,6%).
Por exemplo, com os anúncios do Facebook e as opções de promoção de anúncios do Instagram, suas postagens podem alcançar mais pessoas e oferecer várias opções de segmentação.
Porém, o email marketing continua sendo um dos principais canais de divulgação corporativa.
Ao usar um gerenciador de e-mail, você pode automatizar a comunicação por meio desse canal e entregar o conteúdo certo para cada contato da sua base.
Dependendo da etapa da jornada de compra, você pode gerar novos negócios com seus clientes enviando conteúdos exclusivos para nutrir leads e promoções, ofertas e novidades.
Determinar como uma empresa se comunicará com os consumidores é uma etapa essencial no plano de marketing e vendas de uma empresa.
Os canais utilizados determinam como os consumidores serão contatados, e a combinação precisa ser considerada com base em diversos fatores, como o perfil do público-alvo, o tipo de negócio, as tendências do mercado e o modelo de negócio.
Para alcançar o maior número de pessoas, você precisa saber quais canais seu público gosta mais. Cabe a você, como proprietário da empresa, determinar como comercializará, venderá e fornecerá serviços com base no que seu público gosta.
Melhores canais de comunicação segundo pesquisas
De acordo com uma pesquisa realizada pela Microsoft em 2018, estes são os canais que os clientes brasileiros gostam de usar: Telefone e outros canais de voz (38%) Chat ao vivo (26%) Aproximadamente 18% dos consumidores entram em contato com empresas por e-mail, 18% usam o próprio online, opções de serviço, e 13% usam mídias sociais. Apenas 2,5% usam SMS ou mensagens de texto.
Em 2019, o estudo DMA Insight descobriu que os e-mails eram o canal preferido para promoções e divulgações da empresa em todas as etapas da jornada do cliente.
Postagens em blogs e mídias sociais foram o segundo canal preferido para clientes na fase de pré-venda, enquanto mensagens de texto e telefonemas foram o segundo canal preferido para clientes na fase de pós-venda.
Os clientes que tiveram uma boa experiência preferem ser contatados por e-mail, enquanto aqueles que tiveram uma experiência ruim preferem mensagens de texto ou telefonemas.
No Reino Unido, o Brasil realizou sua primeira pesquisa e, em comparação com outros públicos, já existem algumas diferenças nas escolhas que cada público faz.
Portanto, você precisa decidir quais canais de comunicação usar com base nas necessidades do seu público-alvo, segmento de público e produto ou solução.
Esses números são apenas uma referência, mas seus clientes podem diferir significativamente das tendências atuais. Por exemplo, uma marca que visa um público mais jovem e moderno pode ter mais sucesso com canais digitais e de autoatendimento, enquanto uma empresa que atende clientes mais velhos, deve se ater às linhas telefônicas tradicionais.
Expeiência do consumidor
Os clientes precisam ter uma experiência igual em todos os canais de comunicação, por isso é importante que você saiba escolher e usar bem seus canais. Estamos na era omnichannel, onde todos os canais precisam se encaixar perfeitamente para vendas e comunicação.
Conhecer bem o seu público é fundamental ao usar a mídia de forma estratégica. Seu público de comércio eletrônico precisa que você se comporte de maneira diferente em diferentes plataformas de comunicação e também entre em contato com eles de maneira diferente.
O marketing B2C e B2B têm muitas semelhanças, mas algumas diferenças importantes. A maior diferença está na linguagem usada para se comunicar com o público.
No marketing B2C, o foco está na construção de relacionamentos com os clientes; no marketing B2B, o foco está em ciclos de vendas mais longos e na realização de vendas.
A segunda diferença está em identificar os objetivos do público B2C e segmentá-los em grupos de acordo com seus interesses. Existem canais de comunicação que podem ser usados por profissionais de marketing B2B e B2C, como mídias sociais, anúncios em mecanismos de busca, newsletters e blogs.
Depois de decidir sobre o foco da sua campanha, você precisa decidir como dividir seu público. Você pode segmentar seu público com base em quem eles são: geograficamente, por dados demográficos como idade, sexo, status familiar ou localização.
Há muitas maneiras de categorizar os clientes, com base em seu estilo de vida, ocupação e renda, benefícios que eles obterão ao usar seu produto, com que frequência compram seu produto e seu comportamento ao comprar seu produto.
Se você é B2C e vende produtos para consumidores, precisa fornecer conteúdo, produtos e serviços específicos para as necessidades de seus clientes. Por exemplo, se você tiver mais clientes do sexo feminino com mais de 30 anos morando em São Paulo, poderá personalizar seu conteúdo, ofertas e promoções para serem mais interessantes e relevantes para esse público.
Leia também: Qual a diferença entre negócio B2B e B2C?
Você pode até dar um passo adiante, introduzindo novos produtos e serviços focados especificamente nesse público. Conhecer intimamente seu público-alvo pode ajudá-lo a determinar quais produtos e serviços eles gostariam de encontrar.
Essa pode ser uma ótima oportunidade para empresas de comércio eletrônico que atendem a um nicho específico. Serviços personalizados nas mídias sociais (WhatsApp, vídeos do YouTube, Instagram ao vivo) podem ajudar a manter uma conexão mais pessoal com os clientes e responder a perguntas mais rapidamente.
A forma como os canais de comunicação operam em relação a uma empresa e ao consumidor é significativa. Se uma empresa souber utilizar bem esses canais, ela terá uma forte conexão com seu cliente e uma excelente reputação.
As empresas precisam escolher quais canais usarão para atendimento ao cliente, divulgação de informações e reclamações e garantir que sejam incorporados à sua estratégia omnichannel.
As formas como a comunicação está se desenvolvendo indicam que os canais provavelmente serão mais digitais no futuro.
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