A fidelização dos consumidores vem sendo aprimorada por novas tecnologias que permitem a integração dos dados e um conhecimento maior sobre os clientes, promovendo insights que estruturam novas iniciativas de experiência com a marca. Você quer conquistar clientes antigos inativos? Pois é, essa é a realidade de muitas empresas hoje. De fato, recuperar clientes antigos é uma ação que pode ser fundamental para o caixa do seu negócio. Afinal, na maioria das vezes não é tão complexo quanto trazer um novo cliente.
Você tem executado ações para em 2022 trazer de volta clientes antigos?
Por isso, tendo em vista a construção de relacionamentos positivos e duradouros com os públicos nesse contexto de mudança, o PCONTROL trará neste artigo questões, soluções e dicas para que você mantenha sua fidelidade com seus clientes sólida e, também possa propagar a extensão de novos clientes nessa jornada.
O que é mais difícil fidelizar ou conquistar clientes antigos e por quê?
No caso para atrair um novo cliente requer uma série de medidas que custam dinheiro. Entre outros métodos, é necessário o investimento em propaganda para conquistá-lo, em um serviço de qualidade (tanto na loja física, quanto na virtual) para que ele se sinta bem atendido e disposto a comprar.
No caso dos clientes fidelizados, isso não é necessário. Eles já conhecem aquele produto ou serviço há tempos e já mantêm uma relação de confiança também com o atendimento. Portanto, não é preciso muito esforço para que eles continuem consumindo, basta manter o nível de qualidade e aprimoramento constante dos produtos.
Qual é o custo de perder um cliente?
O retrabalho é devido, principalmente, ao custo das horas dedicadas a refazer algo que não foi executado como deveria. Como foi refeito por alguém que é remunerado, isso tem um custo para o seu negócio, sem mencionar o tempo perdido.
Uma das maiores consequências do mau atendimento ao cliente é a perda de lucratividade, e esse já era um reflexo esperado. Afinal, clientes insatisfeitos tendem a não fecharem a compra, ou a não voltarem a fazer negócios com a empresa desencadeando assim o insucesso no processo de recuperação de um cliente.
Como reconquistar clientes antigos?
Oferecer bons produtos e serviços é essencial, porém não é o suficiente. A qualidade do atendimento também deve ser sempre a mesma, ou seja, o cliente retorna porque é bem tratado todas as vezes em que vai lhe procurar.
Se você desconhece o que seus clientes valorizam e o que eles querem, fica árduo retomar uma venda. A melhor forma é se manter bem informado e usar um software para organizar todo o seu relacionamento com seus consumidores.
Assim, o método de reconquistar um cliente antigo fica mais fácil.
O que fazer para conquistar clientes antigos?
Obtenha a estratégia de disponibilizar benefícios para os clientes antigos.
Disponibilizar descontos, promoções, brindes e outros benefícios são uma ótima forma de mostrar para os seus consumidores de longa data o quanto eles são importantes para a sua empresa. Por isso, é interessante que a empresa tenha um tipo de programa de fidelização, facilitando assim a reativação de clientes.
Como fazer uma estratégia de repescagem de clientes?
É responsabilidade do funcionário da empresa, com auxílio do seu gestor, elaborar uma estratégia sólida na hora de executar os esforços de recuperação de clientes inativos. Descobrir por qual razão esse cliente deixou de comprar é apenas um dos passos na trajetória inicial para tê-lo de volta à sua lista de clientes ativos.
É preciso também refazer contatos, avaliar o desempenho do produto e levantar necessidades do cliente, por exemplo. Assim, a abordagem em vendas pode ser mais precisa e com maiores chances de sucesso.
Existem inúmeros métodos que podem ser adquiridos para que clientes inativos sejam reativados e assim retomar uma venda. É claro que isso pode gerar gastos. Esses gastos são chamados de custo de aquisição de clientes (CAC), que são o resultado da soma dos investimentos em marketing e vendas, dividida pelo número de clientes conquistados.
Mas quando um cliente perdido é recuperado, o custo gerado pode ser menor que conquistar novos clientes, por isso, apostar em medidas para recuperar clientes inativos é tão importante.
Muitas vezes, empreendedores, principalmente de pequeno porte, ficam pensando em ideias para atrair novos clientes, mas não se dão conta de que podem impulsionar o crescimento atuando de forma assertiva com pessoas que já foram clientes.
Com alguns poucos ajustes, vender para quem já comprou uma vez pode ser o caminho mais fácil.
Toda empresa já passou pelo cenário de perda de clientes, seja porque os perderam para a concorrência, seja porque eles deixaram de ter interesse no seu negócio. Mas isso não significa que eles estejam perdidos para sempre: é possível recuperar clientes hoje mesmo.
Embora essa pareça ser uma tarefa difícil, existem algumas estratégias eficazes que podem ajudar qualquer negócio a recuperar clientes perdidos.
Conheça 4 ações eficazes para conquistar clientes antigos inativos:
1) Identifique quem são esses clientes.
Primeiramente, faça uma análise do tempo médio de intervalo de compra de seus clientes. Com base nisso, defina quanto tempo um consumidor permanece sem adquirir nada de sua empresa para que ele seja considerado inativo e assim você possa desenvolver a etapa 2 deste meio estratégico
2) Segmente os tipos de clientes.
Grande parte do sucesso das estratégias de marketing digital é a segmentação adequada do público. E isso não se aplica apenas durante a nutrição de leads e relacionamento com os clientes ativos. Ela também é importante para a recuperação de antigos compradores.
Então, o próximo passo é fazer a segmentação desses clientes. Mas como? Você se lembra dos motivos que fizeram com que deixassem de comprar de você? Você vai usá-los para criar essas listas, que serão utilizadas para fazer ofertas personalizadas.
3) Envie uma mensagem estruturada ao cliente
Identificado quem são os clientes inativos e feito a sua divisão em grupos, será mais rápido definir os canais mais assertivos para entrar em contato com cada um deles. Há pessoas em que têm maior receptividade por e-mail, enquanto outras preferem comunicação por WhatsApp. Analise meticulosamente qual é o perfil desses indivíduos. Ao elaborar o texto da mensagem, use uma linguagem que aproxime a sua marca dos clientes que pretende recuperar. Apresente algum tipo de vantagem para esse retorno, como um voucher de desconto.
4) O pós-venda deve possuir um departamento impecável
As pessoas estão cada vez mais exigentes, procurando pelo melhor atendimento das suas demandas, incluindo a atenção. O setor de pós-venda pode e deve acompanhar o processo de utilização dos serviços/produtos pelos consumidores. Certificar-se sobre a satisfação do cliente no pós-compra é fundamental para manter o nível de qualidade elevado sempre, afinal, atender bem é atender bem sempre.
Como vimos, de fato existem algumas ações focadas em recuperar clientes antigos, e que você pode executar hoje mesmo. Ainda assim, é preciso entender que melhor do que recuperar bons clientes, é retê-los.
Por isso, lembre-se, o bom atendimento ao cliente é o principal fator de sucesso da maioria das empresas. Com ele, a tendência de clientes se tornarem inativos é muito menor, pois as pessoas sempre voltam e indicam para outras.
Acredite, esse é o melhor investimento que você pode fazer.