Os CRM (Customer Relationship Management) pode ser utilizado tanto por profissionais autônomos quanto por pequenas e médias empresas. As vantagens vão desde a organização do relacionamento com o cliente ao mapeamento de oportunidades e previsibilidade do faturamento.
CRM Para Pequenas Empresas
Quanto menos trabalho manual você tiver melhores serão seus resultados no final do mês. Como se não bastasse, quanto melhor for o atendimento que você prestar ao cliente, desde a fase de negociação até o fechamento, maior será o seu faturamento.
Para muitos as afirmações acima parecem obvias, mesmo assim poucas empresas Micro ou Pequenas utilizam um software de gestão que possa agilizar todo o processo de negociação com o cliente e melhorar o atendimento.
Muitos estão presos em planilhas que no fim das contas geram mais trabalho manual e tomam tempo das equipes, principalmente as pequenas com até 5 pessoas.
CRM, o que é e para que serve?
Customer Relationship Management significa Gestão de Relacionamento com o Cliente.
O CRM é uma ferramenta ou software que auxilia no relacionamento com o cliente. Serve para armazenar informações de contato, negociações, anexos, e todas as informações a mais que possam ajudar a empresa a proporcionar a melhor experiência ao cliente. Lembre-se, cliente feliz compra mais.
Pode ser utilizado por qualquer empresa de qualquer perfil. Um profissional autônomo, um escritório de advocacia, uma escola, uma padaria, etc.
* Atenção – Não confunda o Software CRM com o CRM Médico (Conselho Regional de Medicina).
Algumas empresas possuem também um departamento chamado CRM. São profissionais focados diretamente no relacionamento com o cliente.
O que é Funil de Vendas CRM
Os softwares CRM estão se popularizando por oferecerem incontáveis benefícios para a empresa. Um dos destaques e este ajuda diretamente no aumento das vendas é a exibição de negociações no formato de funil.
O Funil de vendas ou Pipeline de vendas é a exibição do processo de compra de um cliente dividido por etapas. Parecido com o processo de fabricação de veículos, em que cada fase representa a montagem de uma parte do automóvel, com a venda é a mesma coisa. Cada fase da negociação representa uma evolução até a finalização da compra.
Fica mais fácil oferecer soluções para o cliente quando podemos enxergar o que ele precisa.
Por ser customizável, cada empresa pode definir as etapas como quiser.
CRM para Pequenas e Médias Empresas
No Brasil os sistemas CRM ainda são novidades para muitos. Uma das primeiras suposições é a de que serve apenas para grandes empresas. Isso não é verdade.
Qualquer pessoa e qualquer empresa pode ter acesso a um CRM. O Pcontrol é uma plataforma completa e gratuita que você pode se cadastrar e sair usando.
Apenas 28% das empresas no Brasil (Incluindo as maiores) utilizam um software CRM para ajudar na tomada de decisão e apoio para a equipe comercial. Isso é uma ótima notícia para as pequenas e médias empresas que estão iniciando com uma nova ferramenta.
Muito provavelmente seus concorrentes ainda não estão utilizando uma plataforma como o Pcontrol para otimizar o relacionamento com o cliente. Quanto antes você começar melhor.
Se você resolveu buscar informações sobre o assunto após descobrir que seu concorrente utiliza algum software CRM, então recomendo que você inicie imediatamente a ativação do seu cadastro.
A pequena e média empresa brasileira tem em média 5 colaboradores. Não raramente são profissionais que acumulam funções e precisam estar sempre se dividindo em tarefas manuais o que atrapalha a produtividade e gera desgaste interno.
Isso pode ser facilmente solucionado com a utilização de um CRM. Muitas das ações manuais e informações que devem ser consultadas com frequência podem ser otimizadas ou permanecer acessíveis com poucos cliques.
Cada colaborador terá um login e senha exclusivo, e o gestor poderá mensurar os resultados de cada um separadamente.
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Como começar a utilizar um CRM na minha empresa?
A implantação do CRM Pcontrol leva poucos minutos e qualquer pessoa, mesmo quem nunca utilizou uma plataforma de gestão poderá fazer. A versão inicial já vem pronta para uso e pode ser customizada conforme a empresa sentir a necessidade.
Além disso temos mais de 10 horas de conteúdo que servem para diferentes setores. Do gestor ao Marketing.
Lembrando, GRÁTIS e você pode cadastrar até 20 colaboradores.
E se eu for um vendedor?
Se você é vendedor de uma empresa, trabalha como representante comercial ou qualquer outra função na área comercial, pode sim utilizar o Pcontrol para você independentemente se a sua empresa utiliza ou não a plataforma.
Em muitos casos, vendedores entram em contato conosco pois as empresas insistem em permanecer utilizando planilhas para medir a produtividade e acompanhamento de vendas.
Você vendedor por fazer o cadastro no Pcontrol, utilizar o CRM e depois exportar para uma planilha. Você economizará muitas horas no mês não tendo que preencher planilhas e correndo o riso de apagar alguma informação importante.
Conclusão:
No Brasil, apenas 28% das empresas possuem algum tipo de software ou ferramenta. Ou seja, quanto antes você começar a utilizar em sua empresa, maiores serão as chances de você se destacar no seu mercado.
Utilizar a tecnologia a favor do seu negócio é essencial para o seu crescimento, pois diminui o trabalho manual e otimiza processos. Não vale a desculpa de que é caro, softwares como o Pcontrol por exemplo são gratuitos, completo e você pode colocar até 20 colaboradores.
Além disso, usuários do Pcontrol contam com suporte e conteúdos em vídeo para auxiliar em cada fase do processo de atendimento e negociação com o cliente.
O mercado não perdoa quem não se prepara ou não acompanha a evolução. Não importa quanto tempo você tem de mercado e como era feito 10 ou 20 anos atrás, quanto mais rápido você escolher uma plataforma para auxiliar na gestão, nas vendas e no relacionamento com o seu cliente melhor.