Pcontrol: 3 Dicas Para Contratar Vendedores

A grande verdade é que faltam ótimos vendedores hoje no mercado. É muito maior a quantidade de empresas contratando do que a quantidade de pessoas capacitadas para ocupar as vagas que estão hoje disponíveis, lembrando que, vendas é uma das áreas que melhor remunera, independentemente do segmento e mercado que o profissional de vendas esteja atuando.

Então, se você está precisando contratar ótimos vendedores, eu separei 3 dicas que vão ajudar você a ser muito mais assertivo e realmente contratar bons vendedores.

Contratar bons vendedores tem sido uma verdadeira batalha. A grande verdade é que, além de faltar profissionais preparados para atuar como profissionais, faltam também pessoas dispostas a aprender.

Eu conheço uma dezena de empresas que estão procurando pessoas que tenham a vontade de começar a trabalhar com vendas e que ensinarão tudo o que os candidatos precisam saber, e mesmo assim tem dificuldade de encontrar. Isso não quer dizer que você deve pegar qualquer pessoa para ser o intermediário entre a sua empresa e o cliente.

Na verdade, é melhor não ter vendedor do que ter um vendedor ruim e que prejudique a imagem da sua empresa junto aos seus clientes.

Um tirador de pedido, nome dado aos pseudo vendedores que apenas fazem o óbvio no momento do atendimento, podem ser um grande problema por 3 fatores:

1 – Faz apenas as vendas que já aconteceriam mesmo que ele não estivesse na sua empresa.

Na grande maioria das vezes ele custa mais do que o retorno que trará para a sua empresa. Um tirador de pedido faz apenas as vendas que já ocorreriam na sua empresa ele estando lá ou não.

2 – Um vendedor despreparado pode criar uma imagem negativa para a sua empresa.

Uma venda técnica por exemplo em que o vendedor não consiga detalhar para o cliente quais as vantagens e benefícios serão gerados sem citar as características pode causar grandes prejuízos.

3 – Ele pode contaminar toda a sua equipe

Quando uma pessoa que não exerce um bom trabalho permanece junto de pessoas que estão dando o seu melhor, duas coisas podem acontecer, ela se motivar e começar a trabalhar da maneira correta ou desmotivar os demais e tornar o seu prejuízo ainda maior.

Recomendo que você não pague para ver.

 

Como fazer para contratar ótimos vendedores?

1 – Elimine completamente os aventureiros

É muito comum pessoas que se candidatam a vagas e nem ao menos lêem a que se refere. Essas pessoas felizmente já comprovam que você deve fugir delas se você está em busca de alguém que realmente seja comprometido em trazer retorno para a sua empresa.

Se o objetivo profissional dessa pessoa é atuar em áreas completamente distintas ao que você oferece, por que você acredita que ela irá desempenhar um bom trabalho?

Não são todos os casos, mas a grande verdade é que muitos estão buscando um salário, algo que possa pagar suas contas e assim que algo um pouco melhor aparecer essas pessoas já largam você para trás.

2 – Experiência não é tudo

Fugir dos aventureiros não quer dizer contratar apenas quem já possui experiência. Muitas vezes é melhor ensinar o que precisa ser feito do que trazer alguém que faça algo de maneira diferente do que se espera.

Antes de anunciar uma vaga você precisa ter claro quais as características que a pessoa ideal precisa ter para fazer do seu time de vendas, com isso você saberá identificar um perfil de profissional ideal para a vaga mesmo que o candidato ainda não possua experiência.

3 – Aplique testes de análise comportamental

Não confie apenas no que está escrito no currículo e nem no que foi dito durante as entrevistas. É importante ir além e tentar compreender quais as crenças, valores pessoais e comportamentais de cada pessoa e isso só é possível fazer com assertividade através de testes de análise comportamental.

Eu uso e recomendo o teste do C-VAT, que mostra com precisão detalhes como: Se a pessoa tem aptidão para liderança, se tem comprometimento, lealdade, se é alguém que está disposto a aprender, se é flexível.

Tudo isso através de análises precisas.

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