O e-mail morreu pra quem trabalha com vendas e marketing? Fazer a captação de clientes através das redes sociais é melhor que por e-mail? Se você precisa vender todos os dias, você não pode depender apenas de redes sociais.
Primeiro porque é caro, e segundo que pode não gerar escala que você precisa.
Não dá pra contar apenas com que o seu cliente vá preencher um formulário de contato ou solicitar uma demonstração do seu produto, do seu serviço. É sim preciso agir para prospectar clientes em escala.
Neste artigo vamos discutir esta pergunta:
O e-mail morreu pra quem trabalha com vendas?
Quem precisa vender todos os dias não pode ser passivo.
Tem sim que agir de forma ativa e o e-mail continua sendo uma das melhores ações nesse sentido, e aqui vão os 15 fatos que comprovam que o e-mail funciona nos dias de hoje:
- A preferência dos consumidores
- Smartphones
- Afirmação dos clientes
- O assunto do e-mail
- O horário de envio do e-mail
- Sábado
- 138% a mais de venda
- Brasileiros gostam de ler e-mails
- 58% das pessoas abrem e-mail
- E-mail 40 vezes melhor que Rede Social
- Taxa de conversão absurda
- Retorno sobre investimento
- 77% do ROI vem de ações automatizadas.
- A Terça-feira
- 72% dos consumidores preferem receber e-mail do que Whatsapp
1 – A preferência dos consumidores
72% dos consumidores preferem ser contatados por e-mail pelas empresas.
Sim, o cliente prefere receber um e-mail ao invés de uma ligação, do que uma mensagem por whatsapp.
Então veja bem se no seu mercado seus clientes também preferem falar com você por email e isso é muito importante porque é o consumidor quem está dizendo, então não se deve ficar ligado.
Fonte: Pew Internet
2 – Smartphones
Os smartphones aumentaram a taxa de abertura de e-mails.
48% das pessoas lêem e-mails através dos smartphones, do celular.
Então o celular serviu para aproximar. Aumentou o uso do e-mail e não diminuiu como muita gente imagina.
Fonte: CampaignMonitor
3 – Afirmação dos clientes
50% das pessoas afirmam que leem a maioria dos seus e-mails. Então se você é do tipo que pensa:
“Nossa, todo mundo manda e-mail, todos os dias tem X empresas mandando e-mail para o meu cliente”.
Se você não mandar você está saindo atrás da concorrência, então as pessoas fazem questão de ler os seus e-mails sim, basta que sejam interessantes que eles abrem.
Fonte: Hubspot
4 – O assunto do e-mail
As pessoas tendem a abrir mais e-mails quando o assunto conta com o nome delas.
Se você colocar o nome de um cliente no assunto, as chances de que ele abra esse e-mail são muito maiores.
Fonte: Hubspot
5 – O horário de envio do e-mail
Os e-mails com maiores chances de abertura são os encaminhados às 06 da manhã ou após às 15 da tarde.
São os horários que as pessoas nas empresas tendem a abrir mais e-mails.
Então o horário que você envia e mail afeta diretamente os resultados que você vai ter. Se você é do tipo que fez uma ação de e-mail e considera que não deu resultado, experimente testar horários diferentes.
Então às 6 da manhã e após às 15 horas da tarde são os horários com maiores taxas de abertura de e-mail.
Fonte: Hubspot
E você ainda acha que o e-mail morreu?
6 – Sábado
Sábado é um dos melhores dias pra você encaminhar e-mail porque as pessoas não estão tão ocupadas e tem mais tempo para abrir os seus e-mails.
Então sábado é um dia extremamente positivo para que você faça uma ação pontual de envio de e-mails.
Fonte: Hubspot
7 – 138% a mais de vendas
Quem usa e-mail marketing, e-mail de vendas, tende a vender 138% mais do que quem não utiliza.
Então se você não utiliza e-mail para fazer ação de vendas, é muito provável que o seu concorrente esteja vendendo 138% mais do que você.
Quem não é visto não é lembrado, o e-mail permite que você acompanhe e controle a entrega para cada destinatário. Diferentemente das redes sociais em que os algorítimos controlam quem vê, quando vê e com que frequência.
Fonte: Convince and Convert
Fique ligado, isso é fato, é estatística.
8 – Brasileiro gosta de ler e-mails
52% dos brasileiros leem e-mails por pelo menos uma hora todos os dias. Nós abrimos e-mails durante uma hora todo santo dia.
É um hábito do brasileiro passar horas no celular e não é apenas em redes sociais. Com a frequência de envios a taxa de abertura de seus envios será cada vez maior e a lista mais segmentada.
Faça o teste e pergunte para as pessoas que você convive. Quantas acessam ao menos uma conta de e-mail por dia?
Fonte: SocialBase
O fator número que prova que o email não morreu:
9 – 58% das pessoas abrem e-mail
Exato. 58% das pessoas abrem e-mail assim que recebe.
Recebeu notificação de que acabou de chegar um e-mail, já abre instantaneamente. 58% das pessoas têm esse tipo de ação prática.
Fonte: Cultura Colaborativa/SocialBase
O fator número dez é pra você que é fã das redes sociais para prospectar clientes:
10 – E-mail funciona até 40 vezes mais do que as redes sociais
Facebook, Instagram e Twitter juntas pra captar clientes. Então se somar as três redes sociais, o e mail chega a ter resultado 40 vezes melhor.
Um dos motivos para isso aconteça é o porque as pessoas acessam as redes sociais. Redes sociais servem para interação e distração. Quantas vezes você pesquisou no Facebook ou no Instagram o preço de um produto?
O foco do usuário das redes sociais não é a compra, isso faz com que o processo de conversão seja mais demorado e caro. Seu anúncio deverá ter alto impacto para mudar o foco do cliente.
Fonte: McKinsey
Você ainda acredita que o e-mail morreu?
E o fator número onze é também muito importante porque:
11 – Taxa de conversão absurda
A taxa de conversão em vendas por e-mail é três vezes maior do que através das redes sociais. As redes sociais funcionam na maioria das vezes graças ao engajamento do público. Com o e-mail funciona da mesma forma.
Se você enviar apenas e-mails de vendas, com uma ofertas promocionais provavelmente terá poucos resultados. Assim como em qualquer rede social.
Fonte: McKinsey
O décimo segundo fator que comprova que o e-mail não morreu é:
12 – Retorno Sobre Investimento
O ROI, Retorno Sobre Investimento. O e-mail chega a ser 3.800 vezes. Sim o melhor retorno sobre investimento é do e-mail.
Quanto custa para você enviar um e-mail? Nada ou muito pouco.
Uma lista segmentada de e-mail funciona para qualquer produto, seja a venda de plano de saúde até uma franquia de plano de saúde. Uma estratégia eficiente deve sim utilizar diversas formas de abordagem. Integrar e-mails com outras ações vai potencializar ainda mais seus resultados.
Qualquer ação que seja, não se compara com um e-mail se você faz uma ação bem montada, então fique ligado.
O fator número treze também é bem interessante:
13 – 77% do ROI vem de ações automatizadas
77% do ROI (Retorno Sobre Investimento) vem de ações automatizadas.
Imagina que você vendedor (a) pode automatizar parte do processo de contato com seu cliente por e-mail e ainda assim converter em venda.
Com ferramentas de cadência de e-mail como o Pcontrol, você pode programar o envio de e-mails de acordo com as interações que o cliente executa. Isso permite o acompanhamento de milhares de contatos com um só profissional de venda.
Então 77% do ROI vem de ações automatizados de e-mail.
Décimo quarto fator que comprova que o e-mail está mais vivo do que nunca é que:
14 – Terça-feira
A terça-feira é o dia com maior taxa de conversão. Em comparação com o sábado que é um dia que tem muita abertura, a conversão em vendas, terça feira tende a ser um ótimo dia.
Lembrando, isso não é uma regra absoluta. Dependendo do seu segmento, do seu público alvo, os dias de pico podem ser alterados.
Outro ponto importante é avaliar o dia do mês que a conversão ocorreu. Para quem trabalha com vendas para empresas (B2b) o dia 15 pode ser melhor. Vendas para consumidor final (B2c) o início do mês pode ser a melhor opção.
Fonte: Hubspot
O décimo quinto e último que prova que o e-mail não morreu:
15 – 72% dos consumidores preferem receber e-mail do que whatsapp
72% dos consumidores preferem receber promoções por e mail ao invés de whatsapp, SMS ou por telefone.
Se você vai mandar uma ação publicitária uma promoção para o seu cliente, ele provavelmente prefere que seja
encaminhado por e-mail.
Porque ele lê esse e-mail e executa uma só compra por e-mail mesmo. O SMS e Whatsapp é considerado invasivo para muitos consumidores. Não é a toa a opção de denúncia exibida no Whatsapp quando uma mensagem é enviada para um destinatário que não possui o número salvo no celular.
As pessoas gostam de receber promoções por e-mail e abrem essas ofertas.
Fonte: eConsultancy
Conclusão
Se você acredita que o e-mail não morreu, e quer começar a utilizar ele de forma massiva na sua empresa, eu vou deixar aqui o link ao lado com templates que você pode usar.
São 3 modelos prontos de e-mail pra que você comece a fazer agora mesmo as suas ações de prospecção de clientes.
Clique aqui para baixar os modelos de e-mail de prospecção.
Se você gostou, inscreva-se no canal no youtube e compartilhe com quem você acredita que esse artigo possa contribuir de alguma maneira.
E agora, você acha que o e-mail morreu?