Conquistar um novo cliente não é tarefa fácil, concorda? Durante essa jornada, que se inicia com o processo de prospecção e se estende até a assinatura do contrato, o profissional precisa demonstrar seriedade a fim de conquistar a confiança da outra parte. Você já se deparou com uma abordagem onde o prospect não soube muito bem exatamente aquilo que você fazia? Uma proposta de prestação de serviço pode ser responsável pelo fechamento de muitas vendas para a sua empresa.
Esse é um documento que explica todos os detalhes do projeto entregue ao cliente, solucionando as suas principais dúvidas e demonstrando comprometimento por parte da sua empresa.
O que é uma proposta de prestação de serviço?
Imagine que você presta serviços de consultoria empresarial, uma atividade que muitos clientes ainda não sabem exatamente como funciona. Ao escrever uma proposta de prestação de serviço e enviá-la, você conseguirá deixar claro quais serão as atividades desenvolvidas, explicará como funcionará a dinâmica, assim como poderá justificar, com embasamento, os valores que serão cobrados.
A proposta de prestação de serviços se trata de um documento comercial. Por isso, é de suma importância atentar-se aos detalhes que se encontram na fase de preparação para torná-la eficiente. Um modelo bem estruturado deve seguir uma padronização e ser dividido de forma que o objetivo principal fique bem claro para o cliente.
Ao elaborar uma proposta, o ideal é unir a necessidade do cliente àquilo que a sua empresa tem a oferecer. Então, é preciso atenção para personalizar cada uma delas.
O que não pode faltar em uma proposta de prestação de serviço?
É essencial saber como montar uma proposta de prestação de serviços completa, e alguns pontos não podem ficar de fora:
1. Faça uma capa.
A capa representa a imagem de sua empresa. Logo, ela precisa ser bem feita e trazer a identidade visual de sua companhia.
2. Apresente as dores e problemas que sua marca resolve.
Traga de forma situacional o problema enfrentado pelos clientes que sua marca hoje atende. Aponte como esse problema pode prejudicar os negócios e resultados do prospect.
3. Apresente o serviço e o escopo de trabalho de forma detalhada
Aqui é necessário que você ligue a sua solução com o problema anteriormente apresentado.
Mesmo que você já tenha explicado o serviço para o contratante, por meio de e-mails ou reuniões, é importante incluir nesse documento informações sobre atividade prestada, escopo de trabalho e metodologia seguida.
4. Inclua valores e formas de pagamento.
Nunca deixe de incluir valores em sua proposta comercial, já que são fundamentais para convencer a outra parte a contratar ou não o serviço.
5. Defina os benefícios.
Para agregar valor sobre o seu serviço e alinhar expectativas, é importante descrever os benefícios que o contratante terá ao firmar essa parceria.
Coloque as vantagens com base em resultados, não em suposições.
Como criar uma proposta de prestação de serviço por email?
- Capriche no assunto e coloque o nome do destinatário, se possível.
- Seja sucinto, traga o objetivo do email em 2 ou 3 linhas.
- Insira uma CTA no final, convidando para uma possível reunião.
- Coloque os seus dados de contato.
Uma venda é fechada a partir de um conjunto de detalhes que podem envolver a solução, o preço, o bom atendimento, credibilidade da marca, soluções oferecidas, flexibilidade da empresa, entre diversos outros fatores.
Entre essas variáveis também está o modelo de proposta comercial, que pode contribuir para a decisão do consumidor.
O que fazer depois de enviar a proposta?
Se você acha que é só fazer a proposta e “esquecer”, está muito enganado.
É fundamental manter o relacionamento com o cliente, fazer ajustes, voltar a conversar e prestar todo auxílio que o cliente desejar para ser persuadido a fechar o negócio.
Lembre-se: o envio da proposta comercial de serviços é só o início de uma longa jornada do cliente rumo ao fechamento do negócio.
Agora é com você!