Seja o Representante Comercial que as empresas desejam! A representação comercial é um sonho de vários empreendedores que com a visão de mercado dessa área se interessam e planejam para algum dia iniciar a ação nessa área. É uma atividade autônoma e independente, ótima para quem quer ser empreendedor e gerenciar todo o negócio, portanto, antes de tudo para entrar nesse mercado e nessa área uma das principais qualidades necessárias é gostar do que se faz.
Esse profissional de vendas pode agir como um representante comercial ou como uma representação comercial, a primeira o empreendedor trabalha como autônomo e a segunda trabalha dentro de uma empresa onde ele tem um cargo administrativo ou de chefia.
Geralmente o representante comercial vende para empresas e fabricantes de determinado produto em uma determinada região. A empresa para qual ele trabalha pode estar muito distante do local onde ele vende os produtos, sendo assim, o raio de ação da empresa aumenta e mais do que isso ele administra toda a venda da empresa para quem está prestando serviço na região em questão. Veja agora mais sobre como ser representante comercial.
Metas e Objetivos
O representante comercial trabalha com contratos e documentos que têm relação com o cliente para o qual trabalha. Como consequência sua meta é honrar os compromissos com base no contrato e com a relação comercial com os clientes adquiridos.
Ele age com a mesma responsabilidade da empresa que é seu cliente, agindo com empreendedorismo de forma a satisfazer as necessidades de uma empresa com relação à venda de seus produtos e questões relacionadas.
A imagem da empresa que é seu cliente é outra responsabilidade. Quaisquer procedimentos, política da empresa, modus operandi deve ser respeitado principalmente quando o cliente passa uma imagem com certas qualidades. Por exemplo, ao trabalhar para uma fábrica de produtos alimentícios é importante passar a imagem de algo saudável e bom para a saúde e não adotar práticas que violem essa imagem.
Por ser um representante comercial sua imagem e da sua empresa sempre está presente nos consumidores dos seus clientes. Com visitas regulares ou frequentes nos locais e clientes de venda é sua responsabilidade passar uma boa imagem para quem compra os produtos do qual ele e/ou a empresa de representação trabalha.
Monitorar o mercado sobre o qual está trabalhando para o cliente também é uma das metas de um representante comercial. Com variações de mercado e oportunidades de situações que acontecem no dia a dia, esse profissional se depara com várias oportunidades de mercado na qual ele explora lucros para si e para os seus clientes.
Requisitos para se tornar um representante comercial
Ser um bom vendedor é a principal qualidade de um representante de vendas. Quando você trabalha diretamente com os clientes do seu cliente, é necessário divulgar o produto, divulgá-lo em potenciais locais de vendas, identificar possíveis nichos de mercado, novas estratégias de vendas para diferentes consumidores-alvo e outras questões relacionadas às vendas.
Manter uma boa comunicação com a empresa e/ou representantes. A comunicação da empresa deve ter um ambiente de fluxo de vendas e compras ideal para atender às necessidades dos representantes comerciais, clientes representados e/ou representados e clientes representados.
Ter excelentes habilidades de planejamento e organização é fundamental. Dependendo da carga de clientes do representante e da pressão de vários clientes, saber o que é prioridade e o que não é, criar métodos de trabalho, treinar funcionários e outras tarefas pode sobrecarregar o representante se ele não souber gerenciar todas as tarefas. Saber gerir o seu tempo e planejar todas as ações da sua empresa e/ou negócio nunca é perda de tempo.
Habilidades de marketing também são essenciais. Por se tratar do mercado e das questões relacionadas a ele, é preciso ter essa habilidade, através do marketing pode-se ver o mercado de uma determinada maneira, ou seja, o que acontece com ele e, porque só a profundidade que o marketing proporciona.
Possuir habilidades contábeis para entender o que está acontecendo em sua empresa e empresas clientes. Não basta delegar essa tarefa aos funcionários e/ou empresas terceirizadas para entender e visualizar os problemas e oportunidades que surgem na área contábil da empresa.
Construir bons relacionamentos com clientes e consumidores também é importante. Ninguém vai comprar novamente de um lugar com mau serviço. Saber falar, respeitar as diferenças entre consumidores e clientes, tratar bem os funcionários e permitir que trabalhem com dignidade se reflete no ambiente de trabalho. Ter uma ideia de negócio também ajuda nisso.
Qualidades Pessoais Necessárias
É importante ser uma pessoa legal. Apesar dos conflitos e problemas de negócios, os representantes precisam saber lidar com diferentes situações que exigem equilíbrio psicológico para resolver determinado problema.
A paciência é uma virtude da representação empresarial. Muitas situações deixam os profissionais ansiosos, esperam resultados, veem algo assim acontecer ou nada acontece. Clientes, agentes e consumidores raramente ou repetidamente têm problemas financeiros e precisam ser pacientes.
Capacidade de trabalhar sob pressão. Em algumas situações, como na negociação e quando há um “jogo mental” entre às duas partes, é necessário ter um psiquismo mental capaz de lidar com o estresse. Muitos pedidos e solicitações de vários clientes, cobranças e outras coisas colocam muita pressão sobre os representantes ao mesmo tempo.
Além disso, todas as qualidades que exigem um bom desempenho são cruciais. Existem algumas delas, e qualquer profissional da área pode exemplificar como é vivenciar essas situações.
Leia também: Como bater metas de vendas?
Comece sua carreira como representante comercial
Para iniciar uma carreira, é necessário e recomendado primeiro uma licenciatura em administração de empresas, com habilidades de português e matemática, pois são áreas comuns. Se você tem cursos técnicos relacionados a vendas, também será útil para lidar com o setor, e ter carteira de motorista também é essencial, considerando que as viagens são tão comuns.
Basicamente, a experiência na área é fundamental porque o dia-a-dia de uma empresa é prático e exige lidar com consumidores e/ou clientes. Todas as qualidades e experiências acima contribuem para o desempenho da empresa.
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