Vendedor organizado vende mais pois sabe exatamente onde e como utilizar o seu tempo. Quanto melhor a gestão do tempo mais resultados em vendas serão atingidos no final.
Não há dúvidas, uma das principais características para ser um excelente vendedor e atingir alta performance é a organização.
Por isso nós reunimos os 3 fatores essenciais para organização de um profissional de vendas.
Por Que Vendedor Organizado Vende Mais?
Para falar sobre isso vamos iniciar abordando dois pontos importantes na rotina de um profissional de vendas. Faça uma pesquisa com sua equipe ou colegas de trabalho que irá comprovar o que vou dizer agora, os dois pontos que mais incomodam profissionais de vendas são:
1 – Não Bater Meta: Para todos os vendedores, seja de alta performance ou não, chegar no final da semana ou no final do mês e não ter sua meta batida é o que mais incomoda.
Aumenta a cobrança dos gestores por resultados, dói no bolso, afeta o psicológico e muitas vezes causa ainda mais perda de rendimento. Nenhum vendedor gosta dessa situação mas, ao menos uma vez na carreira passou ou deverá passar por isso.
2 – Trabalhar Muito e Produzir Pouco: Chegar ao final do expediente e sentir que o dia não rendeu. Mal sobrou tempo de ir ao banheiro mas nada parece ter saído do lugar.
Ou pior, após um longo dia de trabalho não conseguir nem ao menos dizer com o que o tempo foi gasto. Este inclusive é uma preocupação de todo bom profissional, de vendas ou não. Se o dia não rendeu algo pode estar errado.
Se estas são preocupações que encontramos em quase todas as equipes de venda, o que pode ser feito para solucionar estes desafios?
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Como ser organizado(a) e produzir mais?
Veja agora como aproveitar melhor o tempo de trabalho e poder trabalhar menos.
Afinal produzir mais não quer dizer trabalhar mais, e sim trabalhar melhor. É sobre isso que vamos falar neste artigo.
Para começar, aqui vão três pontos importantes para manter a organização e não se perder nas vendas.
O objetivo é claro, atingir as metas, mas priorizando sempre a saúde física e mental. Para que haja produtividade cada engrenagem tem que estar alinhada e funcionando.
Agenda
Manter a agenda sempre atualizada e com a descrição de todas as atividades que serão ou foram executadas é primordial. Não confie apenas na sua memória, anote TODAS as atividades mesmo que as mais simples, isso deve ser seguido à risca.
Desta forma nunca mais você chegará ao final de um período de trabalho com a sensação de que não foi produtivo. A menos que realmente não tenha sido, não adianta se enganar.
Como organizar uma agenda de vendedor?
Defina prioridades: Sempre que você incluir alguma atividade na agenda, marque qual a prioridade desta atividade. Isso é necessário pois SEMPRE HÁ IMPREVISTOS. Não adianta programar como será 100% do tempo trabalhado e achar que tudo sairá perfeito.
O imprevisto pode ser um cliente que atrasa, o transito e etc. Sempre pode haver contratempos e definindo antes quais são as prioridades ficará mais fácil saber quais atividades poderão ser remanejadas se for preciso.
Para simplificar, defina as prioridades em três tipos, Alta, Média e Baixa.
Foco
Mantenha o foco na execução. Não adianta investir tempo na organização da agenda se ao executar as atividades o foco não for mantido. Evite distrações.
Um exemplo clássico para profissionais de vendas internas é deixar várias abas abertas no navegador. Emails, redes sociais, sites de notícias, isso acaba drenando o tempo e tornando tudo menos eficiente. Mantenha aberto apenas o que for realmente necessário.
Disciplina
A terceira atitude para manter a organização e acabar de vez com a sensação de baixa produtividade é ter disciplina. Sempre, tenha disciplina para manter a organização mesmo que pareça difícil no começo.
Disciplina gera hábito, se mantiver sua agenda preparada com antecedência e bem organizada, com foco na execução das tarefas a disciplina fará com que tudo flua naturalmente.
Estes passos são seguidos por todos os vendedores de alta performance, mesmo que de forma inconsciente.
O que torna esses passos altamente efetivos na melhoria de resultados é a facilidade em identificar pontos que precisam ser melhorados, ou gargalos.
Mantendo a organização é possível compreender onde há desperdício de tempo e necessidade de melhorias. Se até hoje você era do tipo que avaliava o desempenho apenas considerando resultados em vendas, é provável que seja da turma que se mata de trabalhar e “torce” por ótimos resultados. Quando não for batida acabará colocando a culpa no mercado ou algum fator externo.
Evite sofrimento, seja organizado, mapeie suas atividades e verá que é possível inclusive prever mudanças.
Se você leu este artigo e aplicou essas ações no seu dia a dia conte para nós os resultados. Deixe seu comentário seja ele positivo ou não, o importante é interagir, desta forma nós poderemos melhorar.
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